sexta-feira, 31 de julho de 2015

Perguntas menos ordinárias de Patrick DiPeixoto a escritora Tay Duque #1

Não desejo fazer perguntas que comumente são feitas; mas algumas são indagações que gosto e as faço a mim mesmo; e outras com intento para que possamos entender como estamos indo com nossos novos escritores; ou mesmo aos que já tem certa experiencia na arte da escrita. Sobremodo, eu almejo fazer uma pequenina introspecção no autor que deseja responder-me e para seu leitor, o admirador que promove um grande prazer ao admirado, e vice-versa. 
Com um convite de Myllena Nonato Lima, também administradora da página Entrevistando Autores do Wattpad, convido-lhe a esta experimental entrevista com a escritora Tay Duque: 



Confira suas interessantes respostas:


1-
O que te define um escritor? Qual foi a idade que você teve o peso necessário que o fez considerar, ou mesmo como pretensão, a ser um amante das letras?

R: Eu sou apaixonada por histórias. Tenho várias ideias aleatórias na minha mente, preciso colocar tudo por escrito. É uma necessidade que eu tenho em criar. Tudo que eu gostaria de ler, eu escrevo. Antes aconteceu como uma diversão, mas depois foi ficando cada vez mais importante para mim, e eu necessitava que todos lessem o que eu escrevia. Tenho ideias desde muito nova, uns quatro anos de idade mais ou menos. Aos treze escrevi peças para o colégio, mas não levei a sério. Com dezenove que comecei a todo vapor e não parei até hoje aos vinte e quatro. 


2-
Sabe qual a diferença entre um autor e um escritor?

R: Escritor é um autor sem livros publicados. Autor é um formador de ideias que tem a pretensão em publicar livros, já o escritor se expressa na arte de escrever, sem interesse em publicar livros. 



3-
Como autores são seres que pensam muito, qual é sua maior frustração quando ocorre a possível incompreensão do leitor para com sua obra?
Sobre ainda esse "conflito", uma questão para ser respondida como um leitor e outra como escritor, há uma preocupação que você faz na tentativa de melhorar essa comunicação?

R: Minha maior frustração é quando preveem o futuro da história logo no começo, e quando não é aquilo que acreditaram ser, me dizem o que eu deveria ter feito. Isso me frustra, porque não é a linha que eu decidi seguir. Os personagens não têm aquela personalidade para tomar uma determinada atitude que queriam. Procuro ser fiel a personalidade do meu personagem sempre. 
Tento explicar a atitude do meu personagem, tento pedir para entendê-lo. Apenas isto. 


4-
Você se preocupa com o plágio inconsciente (Aquele que, quando é leitor de seu autor favorito, o escreve sem perceber)? Cite seus três autores favoritos:

R: Não me preocupo com plágios neste sentido, uma coisa ou outra, por já está martelando na cabeça, acaba vindo e escrevemos. Isso soa como plágio, mas sempre tentamos modificar algo. Sylvia Day, Ariano Suassuna e Mario Quintana.


5-
Quando acaba de escrever, sempre posta em seguida ou tem o hábito de amadurecer a sua obra até que fique como deseja, e logo depois, a faz ter vida pública?

R: Eu amadureço a obra primeiro. Acho um pecado ir postando logo que escreve. Devemos analisar antes e ver se tudo “casa” certinho para depois publicar. Sempre há alguma coisa a ser modificada ao longo da história. 

6-
Encanta-te a fama póstuma? Escreve algo nesse sentido; preocupa, há um esforço particular em escrever algo que só pode ser admirado depois de décadas?

R: Acho que não muito. Não penso muito nisto, embora eu já tenha escrito algo que possa ser para o futuro ( nada não excepcional) mas o enredo. 


7-
O que te motiva a escrever? E o que lhe provoca desânimo?

R: O que me motiva a escrever é ver a obra pronta e lida. Acho que escrevo mais por vê-la pronta, do que qualquer outra coisa. É ótimo saber que tudo que você pensou você conseguiu passar para o papel. E o que me desanima são os bloqueios, quando eu não consigo passar para o papel o que pensei. 


8-
As críticas positivas são sempre bem vindas, porém, pode ser que você tenha a (in)felicidade de encontrar alguém mais sincero, (não, necessariamente, que fará críticas justas), como você se daria com isso? Responderia na mesma altura, questionaria a si mesmo e/ou defenderia o que acredita em sua obra?

R: Depende das críticas. Se for aquelas para lhe derrubar e lhe desmerecer eu realmente vou defender a minha obra.  Agora se for aquelas que eu vá pensar: 'poxa, é verdade, eu deveria ter feito assim e não assim.' Com certeza vão me fazer crescer. 


9-
Sabendo que autores têm poderes que formam opiniões e promovem discussões, você possui essas preocupações mente o que você deve ser passado ao publicar? Ou acredita que não há tanto valor, em um sentido contextual, de seus escritos?

R: Sim, eu procuro sim formar opiniões nas minhas obras. Conflitos e questões a serem consideradas no dia-a-dia. Tenho pensamentos sociais, o que procuro escrever nas minhas obras. Acho que falta sim temas como estes serem abordados nos dias de hoje. 


10-
Você tem dificuldades em escrever sobre algum tema específico? Quais os motivos? Tem algum tema que tem todo poder de seu espírito, como se houvesse a necessidade em depositar no papel aquilo que tanto sentiu?

R: Acho que fantasia. Queria muito escrever este tema, mas eu simplesmente não consigo, sempre deixo para depois e nunca se realiza. 


11-
Você teve alguma referência familiar, alguém, que mesmo de forma indireta, influenciou na sua vida amante da arte da escrita?

R: Na verdade não. Acho que vem de mim mesmo. 

12-
Para tentarmos algo diferente, você responderia essas perguntas por intermédio de algum veículo audiovisual?

R: Não, sou muito tímida. 


13-
Eu tenho uma frase em defesa dos livros físicos, ei-la: Os apreciadores das artes convencem-se pelos sentidos que possuem. Portanto, um leitor, depois da visão, inconscientemente, se apega ao livro pelo olfato e, o mais defendido, o tato. Livro físico jamais será substituível para nós, os leitores.” Concorda comigo? Qual é seu relacionando com os livros físicos e os digitais?

R: Concordo plenamente. Não tem nada melhor que sentir os livros entre os dedos e lê-lo com tranquilidade. Não curto muito livros digitais, embora leio muito. 


14-
Diga-me quais são suas obras? Discorra um pouco sobre uma delas em que há mais sente orgulho. O quanto ela biográfica?

R: Eu tenho várias obras mesmo. Escrevo há cinco anos sem parar. Óbvio que tenho as minhas favoritas, mas a que estou postando agora no Wattpad, estou muito orgulhosa dela, por ter conseguido fazer exatamente como esperava. Os sentimentos, as ações e interação dos personagens é exatamente como eu quis que fosse. Se chama Almas Iméritas. 


15-
Poesia! Eu, Patrick, acredito que a poesia está presente em qualquer arte que se pretenda expressar! O que essa palavra (e um leque de significados), sobretudo na escrita, representa em sua vida literária?

R: Acho que é tudo. Os sentimentos, a intensidade, o cenário, a comoção. Acho que tudo se trata de poesia e é isso que preso ao ler e escrever. 


16-
Quais outras artes que você desejaria se expressar?

R:Teatro.  Acho que também seria uma forma para me expressar, porém sou tímida demais. 


17-
Esse questionamento pode promover-lhe um amadurecimento? Em suas reflexões, gostou dessas perguntas?

R: Sim, com certeza. Me fizeram pensar em algo que eu mesma não tinha parado para pensar. Sensacional! 


18-
Cite três livros e seus respectivos estilos que gosta e três que não gosta:

R: Que gosto: Série “Crossfire”, romance erótico. “Como Eu Era Antes De Você,” romance. “A História De Amor De Fernando E Isaura”, romance dramático. 
Não gosto: É bem difícil eu não gostar de algum livro, mas os que eu não gosto são livros que eu não consigo entender. Alguns do gênero fantasia. 

Suas publicações podem ser lidas aqui: 



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Capitulo I - M. Bison: Olhos da tonalidade de uma Estrela Anã Branca.

Uma fancic totalmente baseada sobre os jogos de luta da Capcom!




Ryu e Ken são artistas marciais do estilo Caratê Shotokan. Eles são alunos de um grande e lendário mestre, Gouken. Gouken ensina para eles, ainda adolescentes, uma técnica mortal; o Ansatsuken.
Chun li é uma jovem garota chinesa e poderosa, que ao saber da morte de seu pai pela organização Shadaloo, sai em busca de vingança. Chun li entra em contato com Charlie e enfrenta M. Bison antes dele. Ela perde facilmente para ele. E M. Bison diz para ela que matou o seu pai e que ela continue com a ideia de vingança.
Charlie é das Forças Armadas dos Estados Unidos. Ele é o chefe das operações que quer acabar com a Shadaloo. Ele vai ao Brasil em busca de informações das movimentações da Shadaloo na Floresta amazônica. Guile recebe a noticia como Charlie estivesse morto. Mas, Guile tem esperança que o amigo esteja vivo e jura vingança contra M. Bison. E fará de tudo para que isso aconteça.
Sagat é um ídolo da Tailândia. Ele é conhecido como o rei do Muay Tai. Sagat estar enfadado com lutadores que não conseguem queimar o seu sangue lutador; e conhece Ryu que fará mudar toda sua vida.
M. Bison é um líder de uma organização criminosa mundial; Shadaloo. Ele é um homem de força sobre humana. A fonte e o mistério dessa força é o Psycho Power. Ele tem muita maldade e máximo de sentimento que exprime é a satisfação de um bom combate e o êxito de suas atrocidades. Ele tem em sua companhia um Velho Cientista que executa todas as experiências cientificas; uma bela mulher de cabelos pretos que controla, com delicadeza, as maldades de M. Bison. O Velho Cientista criou para M. Bison, uma maquina poderosa, a Psycho Drive. Essa maquina usa o Psycho Power para controlar mentes e mudar DNA para fazer soldados poderosos. Mas a Psycho Drive é instável. E necessita de outro grande poder para ser estavel. M. Bison financia o torneio que Sagat idealizou e descobre o poder de Ryu

terça-feira, 16 de junho de 2015

Criador e Criatura

Muitos criadores se eternizam por suas adoráveis criaturas; ou odiadas. E o que depende o quanto eles foram consumidos por elas. Acredito que existam tais seres que se entregam tanto, quando as constroem, que sua obra se torna improvável de não ser magnifica. Depende o quanto obsessiva é a personalidade do autor. Pois, existe algo mais intrínseco entre o autor e sua obra?

Todavia, alguns não são elaborados para agradar, ou mesmo para incomodar por intermédio de uma vontade consciente ou inconsciente do autor, por talvez, um intento de promover algum efeito nos leitores; a popularidade é um tema contextual e que requer discussão própria para ele (e de pesquisas).

Alguns esmiuçares das obras são bem-vindos, pois, se torna possível graças àqueles leitores mais perspicazes, e são os que podem elaborar certas perguntas que desvendam "coisinhas interessantes" dos autores. (sim, sim, claro! autores sempre constroem algumas coisinhas a mais para os melhores leitores.)

E muito dessa popularidade se dar pelas ideias que seus autores depositaram sobre ela; sido pensadas originalmente ou ao decorrer do desenvolvimento. Às vezes, ideias mesmos são elas que carregam em seus ombros a fama de seus autores; ou seja, jamais se desligarão um dos outro, sempre que citar um, o outro será automaticamente invocado. Para uns isso é odioso, para outros não.Mas em maioria das vezes são os heróis criados que comportam todas essas responsabilidades que tanto os criadores depositaram.

De grupos pequenos aos grupos grande, em rodas de amigo ou ligados pela internet sempre haverá pessoas que defendem certas personagens, certos super-heróis ou vilões de uma franquia especifica, e que brigam com "garras e presas" por eles; e outros de outra franquia, de alguma forma são vistos como inferiores, eles são conhecidos como fanboys. (generalizei e não irei desenvolver esse assunto, posso fazer isso depois, em outro texto)

Eu acho que todos os super-heróis são semelhantes (relativo, mas não vem ao caso em dizer, mas o comentário é bem vindo); mas não iguais. Alguns, para os fãs, são mais notáveis, épicos que os outros. Para definir “o porquê” disso é coisa para psicólogo. Não é o caso aqui; (mas estou pensando nisso).Mas uma coisa que venho notando, é que os Super-Herois,... Não posso esquecer os Vilões, que também são personagens possuidores de seu público bem respeitável (e como tem, eu mesmo sou fã de vários). Alguns Super-heróis têm um maior numero de fãs que outros; parece-me, com um pouco tempo de reflexão, é uma estatística que me parece ser devida ao relacionamento ao seu Criador. Sim, sim. Eu tenho uma grande crença nisso. Pois, fundamentos que alimenta isso é visível e comprovado em quaisquer maravilhas que a humanidade conhece; o Esmero que esse artista venha dar a sua “Criatura” , mesmo que o erro ocorra, mas ele teve a felicidade depositar todo o seu talento em sua obra.Elucidando assim, também, em quaisquer expressões artísticas que um artista pode aventurar-se.

Vamos imaginar uma personagem de uma determinada obra (livro, vídeo game, HQ,...) com legiões de fãs e que teve um fracasso de bilheteria em sua versão adaptada nos cinemas; e alguns anos depois, essa mesma personagem teve a oportunidade de ser refeita com empenho de um roteirista, um diretor de um filme com sucesso de Bilheteria; melhor, um diretor desconhecido, mas que carrega uma bagagem pessoal e adquirida para elaborar uma obra fiel, dedicada e preocupado em não decepcionar todos aqueles fãs que acompanha tal personagem. (Apesar de que isso não significa muito que o filme venha ser tão bom assim). Dentro dessas premissas, ele tem uma grande chance de ser bom.

O que eu estou querendo dizer; é que criações originais ou mesmo adaptações não são as personagens que seduzem toda essa legião, acredito que esse fator melhor se define é como um resultado, como um produto de alcance; mesmo que já tenha feito essa fama originalmente. Acredito que é ainda pior, dilata-se muitos poros para decepções de pessoas que depositaram tantas expectativas. É algo intrínseco do talento e seus criadores.Não me vejo restrito aos super-heróis, ou quaisquer personagens criados para ficção.

Não citei os representantes dessas legiões de fãs, pois, existe uma quantidade colossal; inclusive as que eu não conheço. Aproveitando, deixem suas personagens que melhores definem os seus criadores.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Um pequeno, pequeníssimo spoiler de Street Fighter - Crônicas De Uma Saga
http://www.facebook.com/streetfightercronicascdeumasaga

o roteiro (Romance em construção, ou uma Graphic Novel) e inspirado na franquia do jogo de luta da Capcom, Street Fighter (1, Alpha e 2).
Primeiras páginas para DOWNLOAD em PDF: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3679738

Musica: Lux Aeterna de Clint Mansell

Eu fico muito agradecido a Capcom, sinto-me amadurecido pelos os magníficos personagens que mudaram a minha vida como escritor, aprendi muito com esse empenho, ainda que só um fã da franquia.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Download das primeiras páginas do livro em PDF, link:
Street Fighter - Crônicas de Uma Saga(Romance)

(...) 
“Preocupa-se com todos os adereços estéticos do Muay Thai. Contudo, esquece-se do essencial em nossa arte. Aaaah... Adon!” - Sagat

"_Adon,... apenas entenda a tua fraqueza; você apenas pode atacar-me com tapas, e com tão pouco, você não pode ser um vitorioso sobre mim."

(...)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Street Fighter - CDUS


Parte I de "?"
M. Bison: Olhos da tonalidade de uma Estrela Anã Branca.
Primeiras paginas de meu romance inspirado no roteiro adaptado de Street Fighter 1, Alpha e 2. (Eu tenho em mente um Novela Grafica). Mais paginas serão postas futuramente.----------------------------------------------------------------------------

Part I of "?"
M. Bison: Eyes of the tonality of a White Dwarf Star.
First pages of my novel inspired by the screenplay adaptation of Street Fighter Alpha 1, Alpha e 2. (I have in mind a Graphic Novel). More pages will be posted later.





Clique aqui para ver as primeiras páginas do livro para baixar em PDF

Facebook:
Street Fighter - Crônicas De Uma Saga no Facebook

domingo, 25 de março de 2012

Divagações de um Ditador (Divagations of a Dictator)


"Eu sempre estarei predisposto a ser Intelectualmente ativo. Eu cultivo a Inteligência! 
Pois, então, ela torna viável os êxitos de meus projetos. 
Entretanto, eu nego totalmente a Sabedoria! 

Pois, então, ela tornaria inviável as minhas ações... " - M. Bison 
http://basil81.deviantart.com/gallery/31448123#/d2ioj1s




"O Tempo é o único oponente que me frustra. Os demais que se julgam serem meus opositores são aqueles que aliviam este meu enfado." - M. Bison
http://ushio18.deviantart.com/gallery/?offset=24#/d16z5u1




"Ainda sou adepto a persuasão por meio de palavras. Mas há outro método mais prazeroso!" - M. Bison 
http://zodiac-reign.deviantart.com/gallery/#/dme0k1





 "Os meus subalternos devem ser a extensão de minha consciência; agindo, pensando semelhante a mim. Uma das Células principais de meu Projeto. Eu não sou Deus do Tempo! Ainda não! Solução: (?)" - M. Bison
http://bustergarou.deviantart.com/gallery/?q=M.+Bison#/d4dktnp


"A Vingança parece que possui dois corações potentes; a Burrice e a Cegueira. 
Para muitos indivíduos, suas ações são tão instáveis. 
Para mim, algo fácil de manipular, quando, habilmente estimulada. 
Conseguinte, maior precisão na estratégia que eu arquiteto." - M. Bison


"Que eu venha eliminar todos os meus inimigos e, tão logo, eu morro por Um tão intimo; 
O Tédio.” 
É uma ideia que já odeio, porém, é uma necessidade." - M. Bison

http://tuliominaki.deviantart.com/gallery/#/d4jwvl8