quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Hadouken: um pequeno Sol entre as mãos do grande Gouken. parte II

STREET FIGHTER - CRÔNICAS DE UMA SAGA


Belíssimas árvores de uma grande floresta do Japão. Copas altas, vento brando. O sol emite uma luz forte e deixa evidente o verde intenso das folhas que é de responsabilidade do mês de Setembro do ano de 1980. Um edifício típico japonês se destaca no meio da floresta. Um Dojo de dois andares, cores de destaques são pretas e marrons. Janelas grandes que exportam sons eufóricos de dois jovens, e imagens de movimentos destemidos e ricos de destrezas dos caratecas adolescentes. Seus nomes são Ryu e Ken.
Ryu é um japonês de cabelo curto e preto, usa um kimono branco. Ken é americano, cabelos grandes e loiros, ele usa um kimono vermelho. Eles têm 15 anos. Ambos parecem exibir um alto grau de determinação das técnicas aprendidas. Ryu demonstra mais força em seus golpes. Ken já possui mais velocidade. O jovem carateca americano aplica uma seqüência de socos e chutes rápidos em Ryu. Ryu se ver obrigado a recuar. Olhos de rivalidade se fundem com excitação.
_Uau! Seus socos e chutes são rápidos! Um pouco mais de velocidade, seus golpes pegam fogo! _ disse Ryu com sorriso raso e apertando sua bandana.
Ken teve seu ego elogiado e disse baixinho, quase que para si mesmo:
_Hmm! Eu gostei disso! _Seu sorriso é admoestado para não se exibir. Mas era um sorriso infantil e desobediente.
_Ryu e Ken, podem parar por enquanto.
Ryu e Ken têm suas atenções incomodadas pela a voz forte e timbre de autoridade de seu mestre. Seu nome é Gouken, um japonês vestido de kimono cinza, 45 anos, músculos grandes e definidos; cabelos grandes que vão até os ombros, amarrado por contas marrons típicas da cultura de seu país, fios são pretos, com alguns indícios que estão brancos; sua barba espessa tem semelhantes características. Ele caminha para perto da janela, o sol atravessando-a invadindo alguns centímetros para dentro do Dojo.
_Venham até aqui. _Gouken tem seu braços voltados para trás. Acompanha a aproximação de seus pupilos com os olhos. Eles arrumam seus respectivos kimonos, de respiração rápida, eles se ajoelham enfrente a seu mestre.
_Sim, mestre!
Gouken se ajoelha lentamente.
_Meus queridos pupilos. Eu tenho algo novo e importante a dizer-lhes. _A voz de Gouken passa a ser branda. _Tudo o que eu ensinei a vocês, até então, era o que qualquer artista marcial possa saber. Técnicas e filosofias são as bases do estilo Shotokan. O principio que pode ser ensinado e, conseqüentemente com empenho, dominado.  No entanto,... _o mestre respira, vagueia nos olhos de seus pupilos, _...daqui para frente,... Eu vou ensinar-lhes uma Grande Técnica! Ela possui braços que enlaçam coisas que vão muito além do que possam imaginar. E tal Técnica, torna-a tão poderosa quanto perigosa. Perigosa para quem enfrentá-la. Perigosa para quem dominá-la.
Ryu e Ken controlam suas emoções. Entretanto, suas mãos apertam seus kimonos, expondo varias sensações mistas. Eles olham um para outro, fitar é rápido. As atenções deles parecem ser aguçadas em Gouken.
_Vocês terão que aprender algo. A compreensão exata de uma energia abundante na natureza. E nossos copos fazem parte dela, e, conseguinte, essa energia circula em todas as partículas de nós. Essa energia tem denominações que variam de acordo com a cultura de cada lugar. Nomes serão sempre nomes, mas a Essência é única; se não houver fidelidade a ela, idéias quebradiças se constroem. E minha doutrina é a Essência e o nome dela é o Ki.
Gouken silencia-se brevemente. Ele espera possíveis perguntas de seus alunos. A submissão de aprendizagem deles os mantém calados.
_Muito bem! Levantem-se e vamos lá para fora.

Em uma circular e grande área aberta entre as árvores, está Gouken em pé, de braços cruzados a espera de seus discípulos que buscam algo. Eles se aproximam com um pedaço de tronco de arvore.
_Eu quero que os segurem firmemente esse galho. _Disse Gouken a Ryu e Ken.
Eles ainda parecem está confusos. Como se aquilo fosse desnecessário fazer. E então, Gouken golpeia o galho que é quebrado sem dificuldades. Ken e Ryu possuem duvida e não surpresa. 
_Mas mestre, eu não entendo! Isso é fácil para os punhos do Senhor. Como já vimos varias vezes... _Ken é interrompido por seu mestre.
_Sim, Ken. De fato, é isso mesmo. Mas essa não é uma explicação que define. Ela não pretende que venha fazer-nos a compreender a grande diferença do que é a Força. _Gouken coloca ênfase na ultima palavra. _Há algo mais do que é somente treino de corpo e mente de um artista marcial. Com toda a força dos meus músculos, realmente, eu só posso quebrar essa madeira de resistência específica; ou qualquer outra coisa que qualquer pessoa com um bom treinamento pode fazer. E se tal pessoa tiver a imprudência de exceder esse limite, seu corpo irá sofrer danos. E esse limite faz parte do meu corpo, do seu e de qualquer ser humano. Eu vou, mais tarde, mostrar na prática!
Seus pupilos fazem semblantes que estão acompanhando suas explicações com grande atenção. Gouken segue suas explicações ricas em gestos. Sempre com os olhos fixos em seus alunos. Ensinando-os e estudando-os.
_Bem! A energia Ki, de modo que ambos possam ter uma noção, pode-se ver como se ela manifestasse em níveis. Semelhantes as mesmas faixas que nós temos em nossas cinturas. Que nós professores damos aos alunos como graduações, um símbolo de aprimoramento nas artes marciais. E esta energia possui forma e densidade. Um artista marcial deve estar ciente de seu próprio Ki e a comunicação com o que a natureza tem. Ao dominar esta comunicação, você pode alterar as propriedades dos elementos naturais que conhecemos. Que, aparentemente, não pode ser manipulado. Então, tendo consciência de sua existência, a sua descoberta, existem técnicas que esse artista venha ter o controle de seu Ki. E conseqüentemente, essa energia possa ser fundida ao seu corpo e suas técnicas particulares. Logo, logo eu irei mostrar. No entanto, estas técnicas não são fáceis de aprender. Deve haver uma entrega total do corpo e muito mais da mente. Isso, por si só, um lutador disciplinado e competente pode aprender. Vocês estão compreendendo bem o que eu estou dizendo?
_Sim, Mestre! _respondendo prontamente e ansiosos para os próximos ensinamentos. Uma palavra, um movimento se quer não é perdido.
­_ Entretanto,... meus discípulos queridos, dos quais eu tenho grande estima. Os ensinamentos de que lhes passarei, eu não estou totalmente certo. Pois, esta Arte... Ela tem princípios de uma arte assassina, tão precisamente enraizada em sua essência. Suas técnicas possuem, como existência obrigatória, ligações muito fortes com as emoções do dominador dela. Que para ser executada, irá alterar ou aguçar as propriedades da natureza humana. 
Porque, diferentemente, essa arte não existia. Ela encarna no artista, uma forma,... como se ele apropriasse de uma nova identidade. _Ele apóia suas mãos em cada ombro de seus alunos. Seus olhos ganham certo tom de lamento. _Porém, eu devo ressalvar que, antes que essa arte possa ser entendida como uma Intenção Assassina, ela pode ser educada, tomando-se assim, direções diferentes. Esse artista que a domina, deve de modo algum ser negligente a ela. Esses sentimentos são existentes! Isso é um fato! E que cada um de vocês dois, meus queridos, devem, a todo custo, entender a si próprio e ela. Nisso, eu nada posso ajudá-los. O que me cabe de obrigação é apenas doutriná-los para que vocês possam ter a habilidade de identificar e controlar essa identidade.
Gouken se ver em seu cacoete, passa a mão por sua barba por varias vezes. Seus olhos parecem, por um breve instante, pairados no horizonte. Ele parece reviver naquele presente, acontecimentos de seu passado. Ele continua...
_Meu mestre me ensinou toda essa Arte de consciência assassina. Ela foi passada para mim de forma bruta... Ao decorrer do tempo, eu estudei a finco sua essência, modifiquei algumas partes... poucas. Claro, essa possibilidade para sua compreensão deve-se a minha vontade faminta que sempre busca atingir o máximo de sabedoria de um ser humano. Meu mestre era honrado, fiel aos seus ensinamentos, algo que é somente favorável para si mesmo. Essa Arte foi criada com clara intenção de matar. E repito, porque de outra forma, ela não seria criada. O artista sobre o poder dessa Arte muda a maneira de pensar sobre o seu oponente; Ela corrompe seu portador para obter a vitória. O nome dessa Arte é o Ansatsuken(暗殺拳).
Mesmo que Ryu e Ken tenham sido preparados com o que Gouken disse antes. Mas o nome... Aquela palavra, Ansatsuken possuía grandes significados tão certos, e uma grandeza maior de duvidas. Gouken tenta equilibrar com um sorriso amigo para eles.
_Punhos Assassinos! _Disse Ken, lentamente em seu idioma.
Ryu se mostra mudo. Mas repete a palavra em japonês em pensamento.
_Esse nome é fiel ao que ele significa. _Emenda Gouken ao que Ken havia dito.
     Os pupilos se mostram introspectivo. Eles começam a trabalhar mentalmente o significado de um grande poder que estão para obter.
_Mas mestre, o que leva o Senhor a concluir a ensinar-nos essa técnica mortal? _Ken rompe seu pensamento, com ele vem com essa duvida.
 Gouken desliza sua mão na barba, olha para Ken. Ryu se prostra em sua frente. Os jovens se preparam para a resposta de seu mestre.

 _Boa, muito pergunta boa, Ken! Eu sou seu mestre e seu, Ryu! Após uma profunda meditação sobre a essência do que ambos possuem. Portanto, eu tenho uma grande confiança que a minha resolução é sábia, e que serão capazes de receber essas técnicas. Que de mesma forma, foram passadas ​​para mim. E minha certeza não é completa, é  pelo o fato que eu não posso controlar o futuro. Eu só posso ajudá-los em minhas admoestações para que sejam conservadas em vocês. Sabendo também que, nós lutadores vivemos  e respiramos a arte do combate. E em complemento, eu tenho que prepará-los para viver nele e que vocês possam, dentro de uma filosofia sábia, espalhar a essência da nossa arte.

_O que eu estou ensinando a vocês não é somente uma forma letal de lutar. E sim, uma forma que vocês têm de ser superior e não ter a necessidade de mostrarem-se assim. Uma vez que a superioridade é importante para aqueles que a possui, e não para quem a demonstra. É semelhante à sabedoria; para um sábio, sua virtude é restritamente importante para si, e logo, se exigida, torna se importante para aqueles que o buscam. Ou seja, honre qualquer adversário como a extensão da sua satisfação do espírito de luta que cada um possui. Se vocês não tiverem tal honra, serão apenas tolos que socam no ar.
Ryu e Ken unem as mãos e se curvam para seu mestre com total servidão.
_Sim, Mestre! Nós meditaremos em cada palavra que nos foi dito pelo o Senhor. _Disse Ken primeiro.
_Verdadeiramente Mestre!  Suas palavras serão o nosso farol para toda a nossa vida! _Ryu finaliza.
_ Muito bem! Assim eu desejo. Agora, eu exijo que você mantenha muita atenção no que irei fazer!
_Sim, Mestre!
Gouken se posiciona com as pernas abertas, ligeiramente dobradas; sua mão esquerda esticada na linha dos olhos, a mão direita perto quadril, cada um seguindo o mesmo sentido das pernas. Sua respiração é densa e pausada. Ken e Ryu começam a sentir uma mudança nos movimentos de árvores, plantas e folhas. Em seguida, os pupilos observam alguns pontos brilhantes suspensos no ar em forma semelhante a uma gotícula. Elas se multiplicam a cada segundo.
E então, Gouken, em um movimento rápido, coloca suas mãos semi-abertas próximo a seu abdômen. Os pequeninos pontos luminosos se formam uma pequena esfera de energia acumulada em entre suas mãos, espessura tem o mesmo tamanho de uma maçã. Essa esfera emite ondas pequenas vindas do interior. Energia possui um brilho intenso. Gouken se mantém parado por um momento para que Ryu e Ken possam olhar a esfera de energia. Eles observam aquele pequeno Sol entre as mãos de seu mestre, como se fosse um sonho.
­_Notem que toda essa energia é a concentração que eu tenho para ela ser formada. Do qual eu posso desfazê-la ou...
Ainda com as mãos cobrindo a esfera de Ki... Gouken empurra-a para a frente, com grande velocidade. O movimento provoca um grande deslocamento de ar. As roupas e cabelos dos alunos se agitam, muita poeira é suspensa ao seu redor do poderoso mestre. 
_HADOUKEN! _A voz de Gouken possui a tonalidade de um urro.
Quase que imediatamente, Ryu e Ken ouvem um enorme barulho vindo da direita. Uma árvore que estava a sete metros de distância. Uma árvore enorme e espessa, com pelo menos seis metros de circunferência. Ela cai com o Hadouken poderoso. 
Gouken se posiciona de pernas eretas e cruza os braços e ficar a observar  aos seus alunos, que boquiabertos, olham a monstruosa arvore caindo entre as outras.
_...dispará-la onde quer que eu queira. _Gouken completa.
_Uaaau...! Isto é incrível,... incrível,... incrível! Você viu isso, Ryu! Que incrível!_ Ken diz extasiado do que acabara de ver.
_Que poder é esse!? _Diz Ryu um pouco mais contido.
Gouken segue suas admoestações aos seus pupilos.
_Este é o poder de Shotokan, Ansatsuken e energia Ki. E essa técnica é chamada de Hadouken. Essa energia se espalha por todo meu corpo. E cada golpe ela se pode manifestar. Vários conhecimentos reunidos em um só ponto. E a compreensão total deles. _Gouken se dar uma breve pausa. _Eu quero que vocês observem que eu usei uma arte assassina em uma árvore. Que honra eu posso ter em derrubá-la? Nenhuma! Eu tenho o entendimento que essas técnicas representam. Eu posso usar-las sabiamente, sem que eu venha entregar-me a corrupção, para que esse poder se manifesta. Eu desejo-lhes compreensão exata de sua essência! Vocês devem fazer dela sua melhor amiga e serem íntimos a sua força e também...  suas fraquezas. Mas não se esqueçam que ela é capciosa por natureza.
_Sim, Mestre! _Ryu e Ken em coro. Eles se curvam.
_Eu escrevi um pensamento, já faz algum tempo. Eu quero decorem... Melhor! Eu quero que vocês sintam o seu verdadeiro significado, o que é exatamente  há nessas palavras, o seu valor intrínseco. Pois elas deixam as pessoas expostas a uma experiência, que almejar compaixão a humanidade, torna-se uma obrigação. Ouçam: _Gouken se posiciona em posição de lótus. _Façam o mesmo.
Os alunos o obedecem. E todos fecham os olhos.
_Lutadores amam uma Combate. A Euforia de um Adversário é a sua Satisfação; tanto quanto a água é pra sede. Os Poetas gostam de se expressarem em Versos. Pintores amam as Cores de suas Tintas. Muitos gostam de sentir Sabor sem bordas do conjugado do verbo Amar, que a eles os motivam. Ter Amor, é tudo aquilo que existe no desígnio de Harmonizar. Indo contra essa verdade, é o Ódio. E o Ódio é um grande poder do Caos. E saber o que é ser um Humano... é ter a consciência de que ambos existem. A maestria de manipular o Amor e o Ódio, e ter essa Sabedoria em mente, enraizada no Íntimo Individual.
Os jovens aprendizes permanecem de olhos fechados.
_Sim, Mestre! Nós iremos conservar suas sábias palavras por toda nossa vida. _ Disse Ryu prontamente. E se curva respeitosamente. Ken repete as mesmas palavras.
Gouken sorrir e se levanta. Seu semblante é de grande satisfação. Ryu e Ken têm a mesma expressão. O mestre gesticula que eles levantem.
Logo, Ryu e Ken ficam a poucos metros de distância um e outro. Posicionam-se para uma série de exercícios sob as ordens de seu mestre. Pernas de semi-aberta e semi-dobrada, rostos para frente, olhos fechados, mãos fechadas, firmes e próximo a altura do abdômen...


Essa é uma opção para quem quer baixar em PDF:

Sempre que possível eu irei postar mais capítulos.

segue o link: 


http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3679738



http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3679738



Nenhum comentário:

Postar um comentário