terça-feira, 16 de junho de 2015

Criador e Criatura

Muitos criadores se eternizam por suas adoráveis criaturas; ou odiadas. E o que depende o quanto eles foram consumidos por elas. Acredito que existam tais seres que se entregam tanto, quando as constroem, que sua obra se torna improvável de não ser magnifica. Depende o quanto obsessiva é a personalidade do autor. Pois, existe algo mais intrínseco entre o autor e sua obra?

Todavia, alguns não são elaborados para agradar, ou mesmo para incomodar por intermédio de uma vontade consciente ou inconsciente do autor, por talvez, um intento de promover algum efeito nos leitores; a popularidade é um tema contextual e que requer discussão própria para ele (e de pesquisas).

Alguns esmiuçares das obras são bem-vindos, pois, se torna possível graças àqueles leitores mais perspicazes, e são os que podem elaborar certas perguntas que desvendam "coisinhas interessantes" dos autores. (sim, sim, claro! autores sempre constroem algumas coisinhas a mais para os melhores leitores.)

E muito dessa popularidade se dar pelas ideias que seus autores depositaram sobre ela; sido pensadas originalmente ou ao decorrer do desenvolvimento. Às vezes, ideias mesmos são elas que carregam em seus ombros a fama de seus autores; ou seja, jamais se desligarão um dos outro, sempre que citar um, o outro será automaticamente invocado. Para uns isso é odioso, para outros não.Mas em maioria das vezes são os heróis criados que comportam todas essas responsabilidades que tanto os criadores depositaram.

De grupos pequenos aos grupos grande, em rodas de amigo ou ligados pela internet sempre haverá pessoas que defendem certas personagens, certos super-heróis ou vilões de uma franquia especifica, e que brigam com "garras e presas" por eles; e outros de outra franquia, de alguma forma são vistos como inferiores, eles são conhecidos como fanboys. (generalizei e não irei desenvolver esse assunto, posso fazer isso depois, em outro texto)

Eu acho que todos os super-heróis são semelhantes (relativo, mas não vem ao caso em dizer, mas o comentário é bem vindo); mas não iguais. Alguns, para os fãs, são mais notáveis, épicos que os outros. Para definir “o porquê” disso é coisa para psicólogo. Não é o caso aqui; (mas estou pensando nisso).Mas uma coisa que venho notando, é que os Super-Herois,... Não posso esquecer os Vilões, que também são personagens possuidores de seu público bem respeitável (e como tem, eu mesmo sou fã de vários). Alguns Super-heróis têm um maior numero de fãs que outros; parece-me, com um pouco tempo de reflexão, é uma estatística que me parece ser devida ao relacionamento ao seu Criador. Sim, sim. Eu tenho uma grande crença nisso. Pois, fundamentos que alimenta isso é visível e comprovado em quaisquer maravilhas que a humanidade conhece; o Esmero que esse artista venha dar a sua “Criatura” , mesmo que o erro ocorra, mas ele teve a felicidade depositar todo o seu talento em sua obra.Elucidando assim, também, em quaisquer expressões artísticas que um artista pode aventurar-se.

Vamos imaginar uma personagem de uma determinada obra (livro, vídeo game, HQ,...) com legiões de fãs e que teve um fracasso de bilheteria em sua versão adaptada nos cinemas; e alguns anos depois, essa mesma personagem teve a oportunidade de ser refeita com empenho de um roteirista, um diretor de um filme com sucesso de Bilheteria; melhor, um diretor desconhecido, mas que carrega uma bagagem pessoal e adquirida para elaborar uma obra fiel, dedicada e preocupado em não decepcionar todos aqueles fãs que acompanha tal personagem. (Apesar de que isso não significa muito que o filme venha ser tão bom assim). Dentro dessas premissas, ele tem uma grande chance de ser bom.

O que eu estou querendo dizer; é que criações originais ou mesmo adaptações não são as personagens que seduzem toda essa legião, acredito que esse fator melhor se define é como um resultado, como um produto de alcance; mesmo que já tenha feito essa fama originalmente. Acredito que é ainda pior, dilata-se muitos poros para decepções de pessoas que depositaram tantas expectativas. É algo intrínseco do talento e seus criadores.Não me vejo restrito aos super-heróis, ou quaisquer personagens criados para ficção.

Não citei os representantes dessas legiões de fãs, pois, existe uma quantidade colossal; inclusive as que eu não conheço. Aproveitando, deixem suas personagens que melhores definem os seus criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário